Sabores do Brasil.

14 de fevereiro de 2022

Wine Time by Diego Pavan.

14 de fevereiro de 2022

Wine Time by Diego Pavan.

14 de fevereiro de 2022

Oi eu sou o Diego Pavan, tudo bem?

Iniciamos 2022 com vários projetos em mente, e o primeiro é uma parceria do Baco Espaço Gastronômico com a Cantu Importadora saindo do forno, ou melhor saindo da ADEGA.

 

Wine Time.

Todo mês eu vou receber uma box com 04 rótulos de vinhos que têm no nosso cardápio e harmonizar esses vinhos com nossos pratos, toda semana vai ter uma dica diferente e informações e curiosidades do mundo da gastronomia e dos vinhos.

Fiquem ligados!!!

 

Começando com a box da Cantu Importadora que contém 4 maravilhosos rótulos, o primeiro que separei foi o Ventisquero Chile Grey Chardonnay! Um vinho de cor amarela dourada, que ressalta aromas de frutas tropicais, principalmente papaia e manga. As notas de mel e baunilha integram esse sabor de forma harmoniosa. No primeiro gole já dá para sentir seus leves toques de baunilha!

É um vinho redondo, com estrutura e acidez bem equilibrada, que faz com que a gente logo pense em um prato de frutos do mar. Por que não um camarão? Como estamos falando de um Chardonnay com 12 meses em barrica de carvalho francês, é preciso um pouco mais de atenção na harmonização, pois ele pede um prato mais amanteigado com um pouco de gordura, por isso o Risoto de Alcachofras, do Baco (obviamente).

 

Dica extra:

Chardonnay para peixes ricos em gordura ou molhos marcantes. Como comentei ali em cima, esse Chardonnay tem passagem por barrica e tem uma estrutura marcante e acidez equilibrada, podemos indicar para harmonizar com o risoto, ao contrário de Chardonnay mais baratos e com mais acidez, não farão jus ao prato.

Dica extra II:

Harmoniza bem com comida japonesa, sashimi de salmão e peixe branco.

Curiosidades:

Vinho: Ventisquero Grey Chardonnay

Produtor: Ventisquero

Região: Vale de Casablanca – Chile

Uva: 100% Chardonnay

12 meses em barrica de carvalho francês