#TBT Gastrobar: suas quintas-feiras agora são aqui!

15 de março de 2018

Celebre Baco: cardápio especial para o 1º aniversário do Espaço Gastronômico

15 de março de 2018

Aprenda como harmonizar vinho com chocolate e encante!

15 de março de 2018
Na imagem, o banner de blog do TBT Gastrobar, um novo evento para o Baco.
Celebre Baco, 1 ano de Baco Espaço Gastronômico.
Na imagem, vinhos e chocolates, ensinando a harmonizar vinho de diferentes sabores com diferentes sabores de chocolate.

Duas delícias que são paixões de muita gente: vinho e chocolate. Porém, nem sempre é fácil harmonizar os dois. Com a páscoa se aproximando, trouxemos algumas dicas para realizar esta combinação e saborear deliciosas sobremesas com chocolate e um vinho para acompanhar.

Veja como é possível:

 

Chocolate ao leite

Para harmonizar com chocolate ao leite, escolha vinhos doces que complementam o sabor do doce. Sejam eles brancos ou tintos. Escolha opções pouco ácidas, como espumantes. O Vinho do Porto também é ótimo para combinar com o próprio chocolate, tortas, ganashes e mousses. Os Tawny possuem sabores de amêndoas e frutos secos que complementam muito bem o chocolate ao leite.

Na imagem, o chocolate, pra harmonizar vinho muito bem.

 

 

Chocolate branco

Ainda na linha dos vinhos doces, o chocolate branco também pode ser harmonizado com eles. Neste caso, não existe combinação mais adequada do que um bom espumante. Ele vai trazer tons frutados e doces interessantes para o paladar.

Na imagem, chocolates branco e ao leite, para harmonizar com vinho.

 

 

Chocolate amargo e meio amargo

Aqui a escolha fica um pouco mais fácil, pois são as versões menos doces de chocolate. Eles também tem menor concentração de gordura e açúcar, o que realça o sabor do cacau. Novamente, a harmonização é por proximidade: vinhos tintos com taninos marcantes, encorpados e de aromas complexos. Para os meio-amargos, qualquer tinto jovem combinará muito bem.

Na imagem, o vinho tinto para harmonizar com chocolates;

 

Harmonizar vinho com chocolates e outros ingredientes

A verdade é que adoramos chocolates também com castanhas, caramelo, frutas, biscoitos e vários outros ingredientes. Então, nestes casos a harmonização ocorrerá com o sabor de maior predominância no doce. O Syrah, Chianti e Merlot são opções para chocolates com diversos sabores.

Na imagem, um vinho Syrah harmonizado com chocolate.

Opções para todos os chocolates

Outros vinhos ótimos para harmonizar com chocolate são os de colheita tardia, os “late harvest”. Estes vinhos são mais doces, mas também deliciosos e interessantes. Os Icewine, vinhos do Canadá, também são perfeitos para harmonizar com chocolates.

Na imagem, um brinde de vinhos.

Como toda harmonização, o importante é que o sabor do chocolate e do vinho se equilibrem, ou seja, nenhum “destrua” o outro. Então, experimente o chocolate antes de escolher o vinho ou peça sugestões de um sommelier.

 

Experimente!

Experimente essas combinações aqui no Baco. Nosso sommelier poderá orientá-lo para a melhor sugestão para nossas sobremesas. Assim, os sabores ficarão realçados e sua experiência será completa.

Na imagem, como harmonizar vinho e chocolate.

 

Faça sua reservas pelo nosso WhatsApp: http://bit.ly/reserve-baco

Até a próxima!